Previous slide
Next slide
EnglishPortugueseSpanish

Temas Livres

CONFIRA A DATA E O HORÁRIO DA APRESENTAÇÃO DO SEU TRABALHO CIENTÍFICO

 

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS – LEIA ATENTAMENTE

Caso ainda não esteja cadastrado no evento, acesse o menu “INSCRIÇÕES” e preencha o formulário. Preencha com um endereço de e-mail válido, pois toda a comunicação referente ao trabalho será realizada através deste e-mail.

Para o envio dos trabalhos científicos, basta acessar a Área do participante (Botão na parte superior da página), digitar seu e-mail e senha cadastrados e clicar em Trabalhos.

CRONOGRAMA:

  • Data limite para submissão: 20 DE JUNHO DE 2023 – NÃO HAVERÁ PRORROGAÇÃO
  • Divulgação do resultado da avaliação: até 24 de julho de 2023
  • Pagamento de inscrição do autor: até 31 de julho de 2023


INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

  • Não há limite de envio de trabalhos por inscrição
  • Há um limite de 10 autores por trabalho

Não é necessário efetuar o pagamento no momento da inscrição do trabalho. O responsável pelo envio do trabalho deverá efetuar o pagamento até dia 31 de julho de 2023, após a divulgação dos trabalhos aprovados.

Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o resumo já inscrito. Caso o responsável pelo envio do trabalho seja aluno de graduação, residente ou pós-graduando, o autor/pesquisador responsável pelo projeto deverá assinar Declaração de ciência e aprovação da submissão pelo e-mail: cbaem2023@assessoreventos.com.br

.

Antes de submeter o resumo, revise-o com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio dos resumos.

O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online, incluindo e-mail de todos os autores do trabalho. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente ao autor responsável pela submissão o qual se responsabilizará de repassar aos demais autores.

Após a submissão do resumo, será enviado um e-mail automático para todos os autores, para confirmar as informações cadastradas e sua coautoria no trabalho.

Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o resumo pode não ter sido enviado corretamente. Nesse caso, entre em contato por e-mail informando o problema ocorrido.

O autor responsável pela submissão do trabalho deve estar inscrito, participar do evento e apresentar o trabalho. Caso não seja possível sua participação por força maior, outro autor deve ser indicado como responsável para apresentação, e deverá também estar inscrito no evento. Não há limite de trabalhos por autor. Entretanto, trabalhos em que se caracterize uma divisão desnecessária de uma mesma pesquisa em vários resumos poderão ser recusados. 

Os trabalhos devem conter dados originais de pesquisa. Revisões narrativas não serão aceitas, assim como não serão aceitos trabalhos apenas com um protocolo ou projeto de pesquisa, sem resultados ainda disponíveis ou referindo que os resultados serão apresentados durante o evento. Só serão aceitas revisões sistemáticas, com ou sem metanálises, desde que na metodologia do resumo já conste o sistema de revisão utilizado (Prisma ou Crochane) e o número de artigos incluídos.

Casos clínicos serão aceitos se apresentarem algum aspecto de originalidade, raridade e/ou de significância clínica. Sub-análises de Ensaios Clínicos patrocinados pela indústria Farmacêutica poderão ser submetidas para avaliação, desde que o autor/apresentador não seja um funcionário (colaborador) da própria empresa patrocinadora do estudo. Serão aceitos, como autores/apresentadores, investigadores nacionais ou internacionais que tenham participado da elaboração e/ou condução do estudo.

Todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, entre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio dos trabalhos. As informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo.

O autor principal poderá optar sobre sua forma preferencial de apresentação do trabalho (pôster ou apresentação oral). Entretanto, caberá à Comissão Científica a decisão final sobre a forma de apresentação do trabalho no evento. A decisão final da Comissão Científica é considerada suprema, irrevogável e inapelável, e não será revista.

Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se termo de consentimento e/ou aprovação pelos respectivos Comitês de Ética. A Comissão Científica poderá solicitar documentos comprobatórios do registro da pesquisa clínica e/ou termo de consentimento de relatos de casos. Os autores dos temas livres, ao enviar o trabalho para o CBAEM 2023, autorizam a SBEM a publicar o resumo com finalidade de divulgação em âmbito nacional, internacional e em quaisquer meios de comunicação, não cabendo qualquer direito autoral.

INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO DE RESUMOS:

Somente serão aceitos trabalhos enviados em inglês. Porém, para os aprovados, as apresentações orais e a confecção do pôster impresso deverão ser feitas em português

O trabalho deverá ser incluído em uma das seguintes categorias:

  • Adrenal e Hipertensão
  • Diabetes Mellitus
  • Dislipidemia e Aterosclerose
  • Endocrinologia Básica
  • Endocrinologia Feminina, Andrologia e Transgeneridade
  • Endocrinologia Pediátrica
  • Metabolismo Ósseo e mineral
  • Neuroendocrinologia
  • Obesidade
  • Tireoide
  • Endocrinologia do Exercício
  • Covid-19

A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto.

O Título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado.

O conteúdo do resumo deve estar relacionado ao tópico escolhido.

O texto do resumo não deve exceder 2.500 caracteres com espaços, limite de 250 caracteres sem espaço para o título.

O resumo deverá ser digitado em corpo único, sendo sugerido para o autor seguir a sequência: Introdução, Objetivo, Pacientes (Materiais) e Métodos, Resultados e Conclusão.

Os Relatos de Caso/Casos Clínicos deverão ser digitados em corpo único, sendo sugerido para o autor a sequência: Apresentação do Caso, Discussão e Comentários Finais. 

Não deverão ser incluídas figuras, gráficos tabelas e referências bibliográficas.

Resultados devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas exclusivamente nos dados apresentados.

Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes genéricos dos fármacos, escritos em letras minúsculas.

PUBLICAÇÃO:

 Todos os trabalhos aprovados serão publicados no suplemento da revista Archives of Endocrinology and Metabolism – AE&M. Para garantir a publicação, o pagamento da inscrição do responsável pela submissão do trabalho deve ser efetuado até dia 31 de julho de 2023.

 INSTRUÇÕES PARA AUTORES DE TRABALHOS APROVADOS


Atenção: 
as apresentações orais e as confecções do pôster impresso deverão ser feitas em português.

MODALIDADES: Os trabalhos aprovados serão divididos em duas modalidades:

 

1 – Tema livre oral;

2 – Pôster impresso 

  

1- TEMA LIVRE ORAL:

O tempo de apresentação oral será rigorosamente controlado, não devendo ultrapassar 8 minutos, além de 2 minutos para discussão.

O apresentador deve preparar sua apresentação através de slides (PowerPoint) e comparecer com antecedência de 2 horas ao Mídia Desk/ Sala VIP para salvar o arquivo no sistema. O autor apresentador deverá elaborar a apresentação, que deverá conter: Introdução, Material e Métodos, Resultados/Discussão, Conclusão. Figuras, tabelas e gráficos são bem-vindos.

Caso nenhum dos autores compareça ao evento, a apresentação será cancelada e não será emitido o certificado.

Informações sobre dia e horário da apresentação estarão disponibilizados no site.

A Comissão Organizadora do Congresso não será responsável pelos custos de transporte, hospedagem ou outros custos gerados para apresentação de trabalhos.


2- PÔSTER IMPRESSO

Medidas para confecção do pôster: 1,20 (um metro e vinte centímetros) de ALTURA x 0,90 (noventa centímetros) de LARGURA. A fonte, tamanho da letra e design/estilo do pôster ficam a critério dos autores do trabalho.

O pôster deve ser preparado em português.

O número do pôster será informado ao autor responsável pelo trabalho por e-mail no mês de agosto.

Os pôsteres deverão ser fixados pela manhã (a partir das 08h00) e retirados ao final das atividades do dia, no local e dia pré-determinados.

O apresentador terá 5 (cinco) minutos para apresentação do trabalho, com 1 (um) minuto para discussão. Todos os trabalhos serão visitados por um membro da Comissão Científica ou algum examinador por ela designado, sendo obrigatória a presença de um dos autores na data e horário estabelecidos para a apresentação. 

Os pôsteres não retirados dentro do prazo determinado serão descartados.

Levar cordinha ou fita adesiva para fixação do pôster, pois não serão disponibilizadas no local;

A confecção do pôster impresso é de responsabilidade do autor que vai expor o trabalho durante o evento.

CRONOGRAMA DE EXPOSIÇÃO DOS PÔSTERES

Os trabalhos serão expostos respeitando o dia e horário.

Convidamos os autores a ficaram ao lado dos seus pôsteres em data e hora* estipuladas para a visita dos professores, conforme instruções abaixo:

▪ GRUPO 1: Deverão ser afixados no 07/09 e retirados após as atividades do dia

▪ GRUPO 2: Deverão ser afixados no dia 08/09 e retirados após as atividades do dia.


PREMIAÇÃO PARA OS MELHORES TEMAS LIVRES ORAIS:

  • 1º Lugar ÁREA CLÍNICA: UMA (1) INSCRIÇÃO PARA O CBEM 2024 para o autor principal + R$ 6.000,00 (seis mil reais) + certificado.
  • 2º Lugar ÁREA CLÍNICA: R$ 4.000,00 (quatro mil reais) + certificado.
  • 3º Lugar ÁREA CLÍNICA: R$ 2.000,00 (dois mil reais) + certificado.
  • 1º Lugar ÁREA BÁSICA/TRANSLACIONAL: UMA (1) INSCRIÇÃO PARA O CBEM 2024 para o autor principal + R$ 6.000,00 (seis mil reais) + certificado.
  • 2º Lugar ÁREA BÁSICA/TRANSLACIONAL: R$ 4.000,00 (quatro mil reais) + certificado.
  • 3º Lugar ÁREA BÁSICA/TRANSLACIONAL: R$ 2.000,00 (dois mil reais) + certificado.

 

CERTIFICADOS

Após o término do Congresso será conferido certificado ao autor responsável pela submissão do trabalho e ficará disponibilizado no site oficial do evento. Esse deverá repassar cópia aos demais autores.

Importante: os certificados não serão enviados para o e-mail do congressista.

Será emitido apenas um (01) certificado por trabalho apresentado e será mantida a

ordem de cadastro dos autores.